BAHNSEN: Fundamentos Bíblicos do Método Apologético Van Tiliano - Um Breve Resumo



O descrente, que está espiritualmente morto, produz o fruto ruim (Mt 7:17) da rebelião contra Deus no âmago de seu coração corrompido também na sua epistemologia. O descrente quer estar no lugar de Deus como predestinador e intérprete da realidade.

O pressuposicionalismo (de Van Til) entende que essa é a essência da "sabedoria mundana" e das vãs filosofias. Em toda a Escritura, o Senhor desdenha da tolice humana; no Novo Testamento, Paulo diversas vezes alerta para que os cristãos não humilhem o Evangelho diante dessas pretensões. Paulo não falou palavras de sabedoria humana, mas do poder de Cristo e do Evangelho - e disse isso falando a romanos e gregos.

"Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te faças semelhante a ele. Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus próprios olhos." [Provérbios 26:4,5]

As questões tolas, para as quais Paulo alertou, são aquelas apresentadas na perspectiva do homem autônomo, que não se submete à Palavra. As questões são tolas porque são feitas a partir de uma visão tola, que inclui uma tola epistemologia.

Para van tilianos, portanto, o trabalho é demonstrar ao descrente a sua tolice, pois não é a Palavra que merece ser posta em juízo. Quando a Palavra é pregada, é o ser humano quem está sendo julgado. Colocado o temor de Deus no coração humano, este pode arrepender-se e ser regenerado, se tornando nova criatura, e com seu coração renovado agora ele também muda sua epistemologia. 

Submeter Deus à avaliação das pressuposições não-cristãs é manter o ser humano em sua rebeldia. 

Quando a serpente tentou Eva, ela simplesmente deu um nova pressuposição: Deus pode estar errado. Eva creu na pressuposição, para em seguida buscar os argumentos, verificando por si mesma e provando do fruto. Eva não tinha certeza de que Deus estava errado. Ela simplesmente decidiu ser a juíza. Assim como uma árvore ruim não pode produzir fruto bom, o crente não pode querer argumentar a partir da rebelião e suas pressuposições.

A verdadeira sabedoria, contudo, começa com o temor do Senhor. Em crer na Palavra - que é a Verdade por definição. Crer para entender.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA CRÍTICA VAN TILIANA AO ARGUMENTO COSMOLÓGICO KALAM

O Método de Van Til Conduz ao Relativismo Religioso?

VAN TIL: A Reforma Presbiteriana Contra O Liberalismo.